A Superando dificuldades na seleção de doadores para transplante alogênico pediátrico em um país com recursos limitados
Superando dificuldades na seleção de doadores para transplante alogênico pediátrico em um país com recursos limitados
DOI:
https://doi.org/10.46765/2675-374X.2023v4n2p194Palavras-chave:
Transplante alogênico pediátrico, seleção de doador alogênico, sangue de cordão, haploidentico, doador nao aparentadoResumo
Objetivo: Centros em países com recursos limitados enfrentam desafios significativos na realização de transplante de células-tronco alogênicas de doadores não aparentados. Analisamos o resultado de ações concretas realizadas por nosso programa desde 2008 para obter acesso a doadores de transplante em todo o mundo, selecionar e obter o doador preferencial para nossos pacientes e realizar o transplante no momento certo.
Métodos: Focamos em três aspectos para obter acesso ilimitado a doadores não relacionados: contratação e treinamento de coordenadores de enfermagem dedicados, estabelecimento de comunicação fluida e colaboração com registros de doadores e bancos de sangue de cordão umbilical e planejamento cuidadoso do procedimento de transplante para evitar atrasos. Descrevemos a evolução da escolha de doadores desde 2008 e o tempo até o transplante entre doadores aparentados (irmãos compatíveis e haploidênticos) e não aparentados (adultos e de sangue de cordão).
Resultados: Transplantamos 238 crianças entre 2008 e 2022. A atividade de transplante aumentou de 28 procedimentos em 2008-2010 para 85 em 2020-2022, principalmente à custa de doadores não aparentados. A proporção de doadores não aparentados entre os dois períodos aumentou de 14% para 65% enquanto o uso de sangue de cordão diminuiu de 65% para 9% (p<0,001). Os centros de doadores DKMS forneceram 60% dos produtos. O tempo médio até o transplante foi de 68 dias para doadores aparentados (MSD e haploidênticos) e 74 dias para doadores não aparentados (MUD, MMUD, SCU).
Conclusão: Apesar de atuar em um cenário de recursos limitados, ações específicas nos permitiram superar as dificuldades na busca, aquisição e transplante oportuno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 JBMTCT
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.