A RETROSPECTIVE STUDY OF MEDICATION-RELATED OSTEONECROSIS OF THE JAW IN MULTIPLE MYELOMA PATIENTS
DOI:
https://doi.org/10.46765/2675-374X.2023v4n3p209Palavras-chave:
EnglishResumo
Contexto: O mieloma múltiplo é uma neoplasia hematológica maligna cujo tratamento envolve o uso de bisfosfonatos e anticorpos monoclonais, os quais podem se relacionar com a osteonecrose associada a medicamentos.
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a presença de osteonecrose associada a medicamentos em mandíbula de pacientes submetidos ao tratamento do mieloma múltiplo, que utilizaram bisfosfonatos e/ou anticorpos monoclonais. Além disso, procurou-se traçar o perfil epidemiológico dos pacientes que desenvolveram osteonecrose associada a medicamentos.
Métodos: Este estudo observacional retrospectivo de 15 anos consistiu na avaliação de 461 prontuários médicos de pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo em um hospital de referência oncológica no Brasil, o Hospital Erasto Gaertner (Curitiba-PR).
Resultados: Observou-se que tanto o grupo que desenvolveu osteonecrose quanto o grupo que não desenvolveu, não há diferenças significativas quando avaliados separadamente quanto ao sexo, transplante de medula óssea e etnia. Contudo, o grupo com osteonecrose apresentou maior frequência na utilização de bisfosfonatos, não evoluíram à óbito, não eram tabagistas, a mandíbula foi o sítio anatômico mais acometido e o tipo de exposição óssea de forma espontânea foi a mais observada.
Conclusões: O uso combinado de pentoxifilina e tocoferol foi responsável pela resolução bem-sucedida dos casos de osteonecrose associada a medicamentos. Isolar a doença subjacente permitiu um maior controle e conhecimento em relação aos medicamentos utilizados para o tratamento da osteonecrose associada a medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JBMTCT
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.